fbpx

Os 7 Maiores Vilões do Sucesso

Share:

Sabe aquela realização profissional, aquele objetivo traçado ou aquele sonho que talvez pareça tão longe agora?

Eles provavelmente estão longe assim por causa desses grandes “vilões”.

Listei aqui alguns dos mais comuns e que fazem o maior estrago nos seus objetivos. Então vamos lá!

1. Procrastinação
  • Pinterest

Quantas tarefas escolares você tinha 30 dias para fazer e deixou para fazer no último dia? Quantas vezes você deixou um objetivo pra mais tarde, ou uma dieta para o começo da semana? Se você já passou por alguma dessas situações, você com certeza sabe o que é procrastinar e já sofreu alguma consequência por isso.

Procrastinar é o ato de adiar ou deixar alguma tarefa/objetivo para depois e é muito comum na vida de todos nós, afinal, a cama quentinha e macia pode ser muito mais atraente do que digitar um artigo como esses ou enfrentar uma jornada de trabalho, principalmente quando você escolhe trabalhar em casa.

Porém, isso só acontece quando a sua preguiça é maior do que o seu objetivo. E é por esse motivo que separei aqui algumas dicas práticas para você vencer esse problema:

  • Tome a DECISÃO de vencer a procrastinação (nada vai adiantar se você não quiser);
  • Anote e enumere todas as tarefas do dia seguinte durante a noite;
  • Cumpra TODAS as tarefas enumeradas e prepare uma recompensa a si mesmo quando fizer isso;
  • Tenha foco nos seu objetivo, ele precisa ser mais forte que a sua preguiça (se ele não for, encontre algum que seja).

2. Falta de Autoconfiança
  • Pinterest

Com certeza você já ouviu aquela frase “Se você não acreditar em si mesmo, ninguém mais vai”. Pode parecer cliché e simples, mas faz todo sentido quando o assunto é sucesso.

A falta de confiança em si mesmo faz inúmeras pessoas desistirem de ideias geniais simplesmente por não se sentirem capazes. O que determina o sucesso ou o insucesso de alguma ideia ou projeto seu é o modo como você mesmo se posiciona em relação a eles.

Pense comigo: como você faria alguma pessoa acreditar que chocolate é bom, se nem você mesmo acreditasse nisso? Se você tem um sonho ou um objetivo, precisa confiar neles em sua capacidade para alcançá-los.

3. Estudar Muito e Praticar Pouco
  • Pinterest

É muito comum ficarmos estudando, analisando e esperando a hora certa para colocar em prática todo o conhecimento, mas poucos sabem o quanto isso atrasa e atrapalha o sucesso.

Pode parecer estranho, mas a melhor escola que você vai ter é a prática.

É extremamente importante se preparar e buscar conhecimento em qualquer área em que esteja se dedicando, mas se você ficar esperando a hora certa para colocar tudo isso em prática talvez essa hora nunca chegue.

A hora certa é agora! Afinal, é impossível estudar tudo o que existe no mundo para depois começar algo, você precisa começar e só então vai saber o que falta para chegar cada vez mais perto da perfeição.

4. Inconstância
  • Pinterest

A inconstância é outro grande vilão para quem está em busca do sucesso. Ela normalmente vem junto com a falta de disciplina e é uma das maiores assassinas de sonhos.

Para atingir qualquer meta, você precisa de um esforço contínuo e ininterrupto. Da mesma forma que não adiantaria ir na academia uma vez por mês, não vai adiantar se esforçar e dar duro apenas alguns dias na semana. Por isso seguem algumas dicas para que você seja constante e fuja desse vilão:

  • Separe um mesmo horário todos os dias para focar e se esforçar no seu objetivo;
  • Tenha disciplina e faça do esforço uma rotina diária;
  • Estabeleça metas alcançáveis e “dê o sangue” para cumpri-las;
  • Sempre que vier a vontade de quebrar a rotina estabelecida, lembre-se do seu objetivo.

5. Medo do Fracasso
  • Pinterest

Muitas pessoas não admitem e talvez até você também não, mas todos temos medo de fracassar no meio do caminho. Pode ser assustador pensar que todo o seu tempo e esforço dedicados agora terão sido em vão se você fracassar, mas esse pensamento está totalmente errado e pode afastar ainda mais o seu sucesso.

A primeira coisa que você precisa entender para sair dessa é que errar é perfeitamente normal e que sem os erros você nunca vai saber como acertar e o que mudar.

É preciso entender que o projeto no qual está trabalhando pode sim fracassar e que você pode errar, mas não se pode mover pelo medo disso acontecer. Justamente por essa concepção que você sempre precisa ter saídas (ou o famoso plano B), são elas que não vão deixar o medo do fracasso te impedir de dar o máximo de si.

6. Reclamação

  • Pinterest

Além de ser uma coisa extremamente chata e desagradável, a reclamação pode prejudicar muito o sucesso de quem tem essa mania terrível.

Diferente de um comentário inofensivo, a reclamação é um tipo de comentário sobre algo acompanhado de um tom de raiva ou insatisfação. É um problema tão comum na vida das pessoas que a maioria delas não sabe quantos impactos negativos ela pode trazer, como o estresse, a depressão e a ansiedade.

Outro problema de reclamar é que normalmente quando reclamamos, não fazermos nada para mudar a situação e colocamos a responsabilidade em alguém ou algo, o que pode ser muito mais nocivo do que você imagina.

Mas como largar esse hábito?

Eu sei que reclamar é muito vicioso e pode ser difícil lagar esse hábito, por isso seguem algumas dicas para você fugir desse vilão e começar a atrair positividade para a sua vida:

  • Todas as noites, faça uma lista de pelo menos 5 motivos para ser grato (pode ser qualquer coisa mesmo);
  • Seja alegre, mesmo insatisfeito com algo, procure sorrir;
  • Tome as rédeas de sua vida e decisões, lembre-se que você é o responsável por tudo;
  • Crie metas e trabalhe por elas.

7. Falta de Motivação
  • Pinterest

Tem dias que você pensa: “Cara, hoje eu não tô afim de fazer nada”, não é mesmo? Isso acontece por causa da falta de motivação e ela está diretamente ligada com a procrastinação.

Quando você começa algum projeto novo, ou começa a colocar uma ideia em prática, a motivação é tão grande que até te faz trabalhar nisso sem parar por um tempo considerável. Mas quantas vezes, depois de alguns dias sem ver os resultados esperados, você acabou perdendo toda aquela motivação e se tornando inconstante nos esforços?

Entenda…

…você não vai estar sempre motivado. E é nesses momentos que entra a força de vontade e a disciplina. Por isso, se atente à algumas atitudes que podem te ajudar a continuar motivado:

  • Coloque seus resultados a longo prazo, as coisas não vão acontecer de uma hora para a outra e até lá você vai precisar dar duro;
  • Quando estiver desmotivado, comece com as tarefas pequenas e depois vá para as mais complicadas;
  • Coloque prazos em tudo, isso vai te ajudar a visualizar seu progresso e seus resultados;
  • Divida seu tempo de trabalho e dedicação em blocos, fazendo algo diferente por 15 minutos a cada hora trabalhada (Assim tudo vai se tornar menos cansativo).

Para te ajudar a memorizar melhor tudo isso, preparamos o seguinte INFOGRÁFICO: (só não se esqueça de incluir a atribuição ao site empreendernavida.com ao usá-lo em suas mídias sociais)

infográfico 7 maiores vilões do sucesso
  • Pinterest

>>Clique Aqui para baixar esse Infográfico em alta resolução<<

Recapitulando…

  • Vença a procrastinação;
  • Tenha autoconfiança e acredite na sua ideia;
  • Estude muito e pratique mais ainda;
  • Seja constante nos seus esforços;
  • Vença o medo do fracasso;
  • Pare de reclamar;
  • Trabalhe para se manter motivado.

Agora que você já conhece esses vilões que te impedem de chegar ao sucesso, faça uma análise e procure vencê-los sempre. Se você se identificou com algumas dessas práticas e hábitos nocivos, siga as dicas que deixei aqui e se esforce nisso, você vai perceber que o sucesso está mais próximo do que imagina!

Se encontrar algo mais para acrescentar ou tiver alguma dúvida sobre isso, deixe seu comentário! 
Será um prazer saber sua opinião!

Pin It on Pinterest