fbpx

O Que Fazer Se Você Perder o Emprego

Share:

Olá, empreendedor (a)
Esse momento pode parecer muito assustador e complicado para a maioria das pessoas.as acredite: não é o fim do mundo. Para quem está passando pela fase do desemprego e até mesmo para aqueles que nunca passaram por isso é importante ter em mente O Que Fazer Se Você Perder o Emprego.

Por esse motivo vou pontuar aqui alguns passos importantes para sair do desespero e dar a volta por cima nesse momento. Então vamos lá!

Aceite que isso é totalmente normal
  • Pinterest

Isso mesmo, aceite que isso é normal! Pode parecer que não, mas perder o emprego não é uma grande surpresa e muito menos um evento extraordinário.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total de desempregados no Brasil chegou a 13,7 milhões atualmente. Por essa informação você já pode perceber que não é o único a passar por isso e não precisa se envergonhar a respeito.

Além desses dados, é importante entender que a estabilidade não existe de fato. Você sempre vai ter a possibilidade de perder o emprego ou encontrar algo melhor e isso não é ruim.

Você sabia que em 1919, Walter Disney foi demitido do jornal Kansas City Star porque “faltava imaginação e ele não tinha boas ideias“, segundo seu editor? Pois é, apenas 8 anos depois o famoso Mickey Mouse já estava criado e começava a fazer muito sucesso.

Afinal, vale lembrar que a instabilidade traz consigo maior possibilidade de mudanças, do surgimento de novas oportunidades e do desenvolvimento pessoal/profissional.

Encontre a causa do problema
  • Pinterest

Se você foi demitido, certamente deve ter algum motivo para isso, certo?

Encontrar a causa de tudo isso é muito importante para saber no que é preciso melhorar e o que é preciso mudar daqui para a frente. É dessa forma que você vai conseguir se desenvolver e obter algum crescimento ao perder o emprego.

Então faça uma análise de toda a sua trajetória no antigo emprego e siga as seguintes dicas:

  • Anote todas as atitudes e posturas suas que você considera positivas;
  • Liste também todas as atitudes e posturas que você ou seu antigo superior consideram negativas (seja crítico e imparcial consigo mesmo);
  • A partir desses dois pontos, faça estas perguntas a si mesmo e anote todas as respostas:
    • O que preciso mudar?
    • O que preciso aprender?
    • O que preciso continuar fazendo?

Empreenda em si mesmo
  • Pinterest

Geralmente quando ouvimos o verbo empreender logo pensamos em abrir um negócio, investir, trabalhar por conta e etc. Mas empreender vai muito além disso e buscar o desenvolvimento próprio também é uma forma de empreendimento, na verdade a primeira que você deve buscar.

Empreender em si mesmo inclui aproveitar o tempo que você tem disponível nessa fase de desemprego e o dinheiro que recebe temporariamente como auxílio para se capacitar e se desenvolver melhor.

Procure dedicar parte do seu tempo fazendo cursos, buscando conhecimento na área em que atua ou em que deseja atuar.

  • Seja consciente daquilo que precisa aprender para determinada oportunidade que deseja e aprenda;
  • Analise todas as causas do problema já pontuadas e procure mudá-las;
  • Faça novos cursos que agreguem conhecimento de valor à sua vida pessoal/profissional.

Encontre uma saída
  • Pinterest

Isso pode parecer lógico, mas é o que muitos esquecem de fazer.

Acredite, ficar chateado se lamentando por perder o emprego e ocupando todo o seu tempo produtivo afogando as mágoas na Netflix, por mais tentador que isso seja, não vai solucionar a sua vida se tiver perdido o emprego. Você precisa encontra uma saída! Por isso vou te dar dicas para fazer isso de duas formas:

     1. Encontre um novo emprego

Para conseguir o emprego anterior você provavelmente revisou/atualizou seu currículo e o fez chegar às mãos das pessoas certas. Agora não é diferente, você precisa fazer exatamente a mesma coisa.

  • Coloque sua rede para trabalhar e mantenha sua mente aberta para novas possibilidades;
  • Vasculhe jornais locais, redes sociais baseadas em empresas, sites da empresa, agências de emprego, páginas da rede e tudo o que estiver ao seu alcance;
  • Estenda sua pesquisa além da sua profissão de foco (isso pode abrir oportunidades em áreas relacionadas que você pode talvez não tenha considerado inicialmente);

     2. Empreenda em algo novo

A dificuldade da maioria das pessoas quando o assunto é empreender em um novo negócio ou projeto, abrir uma empresa ou promover uma ideia é o medo de perder algo, o medo de sair do emprego se for necessário e o medo das mudanças.

Quando você não tem um emprego todos esses medos se tornam menos assustadores. Por isso aproveite esse momento e o veja como uma oportunidade para mudar e buscar aquilo que sempre quis, se for esse o seu sonho.

Você pode investir em franquias, caso você esteja disposto a fazer um investimento; pode também aprender a ganhar dinheiro com o Instagram e outras mídias sociais em geral ou começar um negócio online do zero. Enfim, as opções são inúmeras, mas em todas eles você vai precisar se atentar aos seguintes passos:

  • Encontre formas de empreender sem grandes investimentos;
  • Busque conhecimento na área em que deseja atuar;
  • Trabalhe seu NetWorking;
  • Coloque a “mão na massa”.

Acredite em si mesmo
  • Pinterest

Independente da saída que encontrar ou da decisão que tomar nesse momento, você precisa acreditar em si mesmo e em sua capacidade de chegar aonde quer chegar.

Entenda que as portas que se fecham são oportunidades para que outras se abram e que perder um emprego não é o seu atestado de incapacidade.

Trabalhe, a partir de agora, a autoconfiança e você vai ver os resultados aparecerem.

Seja grato e positivo
  • Pinterest

Pode até parecer que sim no começo, mas você não perdeu a vida, só perdeu um emprego.

Aprenda a ser grato por todos os aprendizados e situações. Aprenda a agradecer principalmente pelo que tem e deixe de reclamar pelo que não tem ou pelo que perdeu, reclamar só vai atrair negatividade para sua vida e o sucesso vai estar cada vez mais longe.

Segundo as leis da Física Quântica, as coisas que você pensa e sente mais profundamente a maior parte do tempo se tornam sua realidade. Por isso, você precisa ser positivo para atingir bons resultados.

Seja grato quanto ao que já tem e positivo quanto ao que quer alcançar!

Recapitulando…

  • Aceite que isso é totalmente normal;
  • Encontre a causa do problema;
  • Empreenda em si mesmo;
  • Encontre uma saída;
  • Acredite em si mesmo;
  • Seja grato e positivo.

Agora que você já percebeu que perder o emprego não é o fim do mundo, coloque em prática todas as dicas que já pontuei. Mais importante do que saber o que fazer se estiver ou caso fique desempregado, é fazer algo a respeito. Portanto, tenha atitude, trabalhe duro e “coloque a mão na massa”! Faça isso e você vai ver que nada é um “bicho de 7 cabeças”.

Se estiver passando por essa fase ou tiver alguma experiência/dica para compartilhar, deixe aqui nos comentários!
Será um prazer aprender com você e ajudar se possível!

Pin It on Pinterest