fbpx

7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Abrir Uma Empresa

Share:

Opa, se você já pensou em abrir uma empresa, eu tenho uma ótima pergunta para você…

Você sabe o que você deve fazer antes de abrir uma empresa?

Ficou curioso para a resposta? Então vamos lá, listei para você as 7 coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa. 

Número 1 | Escolher Certo

Você sabia que 80% das empresas falham em menos de cinco anos? E isso acontece, na maioria das vezes, por escolherem o negócio errado ou pelos motivos errados.

Antes de tudo, na hora de escolher um negócio para empreender, é preciso pensar nos motivos e objetivos. Nesse contexto, criar um negócio apenas
para ganhar dinheiro não é correto e se o dinheiro é o seu único objetivo você não vai ser bem-sucedido.

Qualquer empresário que começa apenas tentando ganhar dinheiro raramente tem sucesso.

Se você olhar para os empresários mais bem-sucedidos de todos os tempos, os grandes nomes de pessoas que você reconheceria como Winfrey, Bill Gates ou Steve Jobs, você vai perceber que o motivo número um para eles nunca foi fazer dinheiro.

Claro, ganhar dinheiro é importante, okay? Mas causar um impacto positivo, mudar a forma como algo é feito e significar alguma coisa é ainda mais importante. Aliás, são estes propósitos que você vai encontrar nas histórias de grandes empresários.

E calma, eu não estou dizendo para começar uma instituição de caridade – o que seria ótimo desde que você tenha recursos para ajudar com sinceridade – você tem que ganhar dinheiro, você tem que ser capaz de sustentar sua família e viver o estilo de vida que você quer.

Em outras palavras, dinheiro vai ser importante, nós não estamos jogando fora, mas não é a razão número um para começar este negócio.

Você tem que ser apaixonado pelo que você está fazendo e é por isso que muitos empresários escolhem o negócio errado.

Número 2 | Planejar Certo

Abrir uma Empresa | Planejar Certo
  • Pinterest

Muitos empresários querem ter o plano perfeito antes mesmo de começar. Aliás, muitos até devem ter te ensinado que você tem que ter tudo planejado, que tudo deve ser 100% rápido e que você deve saber exatamente o que você vai fazer antes de começar a empresa, não é mesmo?

Nesse âmbito, a melhor coisa que você pode fazer é planejar um pouco e começar do jeito certo. Assim, ao receber feedbacks e analisar a reação dos clientes você saberá exatamente o que fazer.

Você terá que se adaptar de qualquer maneira, então receba o feedback o mais rápido possível, não se preocupe em fazer o plano perfeito e não espere até que você tenha esse plano perfeito.

Muitas pessoas esperam tanto tempo que acabam não tomando nenhuma ação.

Dessa forma, é comum desistir por não descobrir o plano perfeito que na verdade nem existe.

Planeje no início, então comece…

Número 3 | Gastar Certo

Se eu te desse um milhão de dólares você pode encontrar um milhão de maneiras diferentes de gastá-lo, não é mesmo? Na verdade já deve ter pensado pelos menos 3 possibilidades.

Mas deixe-me te contar um fato:

Poucos empresários são bons em ganhar dinheiro, mas muitos são ótimos em gastar o dinheiro.

Então, aqui vai uma dica para que você se enquadre no grupo certo: Pare de tentar descobrir maneiras de gastar dinheiro, pois você não precisa de dinheiro para ganhar dinheiro. O que você precisa é trabalhar, você precisa da agitação que você tem.

Em outras palavras, você não precisa de um site no começo, você não precisa de um escritório, você não precisa de um carro, você não precisa de cartões de visita, você não precisa de nada. O que você precisa é de você e da sua pressa para sair ao mundo e começar a falar com os clientes.

Você tem que investir seu tempo, mas não comece a investir o seu dinheiro até que você esteja de fato fazendo algum dinheiro.

Número 4 |Contratar e Atrair Certo

Abrir Uma Empresa | Contratar e Atrair Certo
  • Pinterest

Você não pode fazer isso sozinho, você precisa de pessoas.

Isso mesmo, pessoas para ajudá-lo em sua empresa e, se possível, voluntários ou estagiários, pessoas que estão trabalhando para você em tempo parcial.

Então contrate alguém por uma hora por dia, para aliviar um pouco do trabalho fora de você.

Além disso, tenha também um grupo de pessoas para falar sobre nossos negócios e ajudar uns aos outros, pois você precisa ser capaz de falar para as pessoas como a sua empresa é competitiva e forte no mercado.

As pessoas te ajudam e com isso você não estará gastando dinheiro no início. Talvez você até pense que vai gastar dinheiro com essas pessoas para começar, mas você pode atrair pessoas para você.

Claro, eu não posso te dizer quantas pessoas querem ser voluntárias, mas existem muitas por aí atrás de uma oportunidade de fazer algo grande.

De fato, você deve começar desse jeito, mas não tente fazer tudo sozinho, porque administrar o negócio ou qualquer empresa é muito mais difícil do que uma pessoa pode imaginar.

E se você quiser fazer algo grande, você quer ter um grande impacto, você quer mudar o mundo.

Número 5 | Se Associar Certo

Imagine que você conheceu alguém em um evento no fim de semana. Você tem essa grande ideia de negócio há seis meses e já imagina essa pessoa no seu grupo. Mas calma, não pule na cama com o parceiro errado.

E eu entendo o por que você faz isso, você quer cercar-se de pessoas que pensam como você e que tenham habilidades complementares iguais a você a bordo da sua empresa. Logicamente, é isso que se espera, não é mesmo?

Entretanto, isso é um grande erro. Você precisa de pessoas diferentes e que as vezes discordem de você, por isso é que a parceria começa a desmoronar, é quando muitas lutas começam a acontecer com um parceiro de negócios errado.

Ter um parceiro é tão importante quanto estar em um casamento certo, pois você tem que pensar sobre essas pessoas. Em outras palavras, precisa se perguntar “como eu vou me casar com essa pessoa? eu posso viver com isso?”

Você tem que encontrar alguém que tem os mesmos valores que você, mas com pensamentos e maneiras diferentes de agir. E a melhor maneira de experimentar isso é começar a trabalhar juntos em pequenos projetos antes pular juntos no trabalho de parceria em um novo e grande projeto.

Importante então, não faça parcerias erradas.

Número 6 | Operar e Investir Certo

Abrir uma Empresa | Operar e Investir Certo
  • Pinterest

Outro grande erro de muitos empreendedores é tentar descobrir tudo sozinhos e não investir em si mesmos.

Você não pode operar ou conduzir uma empresa dentro de uma bolha, é preciso abrir o caminho certo. Então, qualquer que seja sua zona de conforto, você tem que ser capaz de rompê-la.

Dessa forma, para se tornar o empreendedor que você pode realmente se tornar, você também precisa investir em si mesmo.

Mas como assim “investir em si mesmo“? Assistindo vídeos, filmes ou séries úteis, lendo bons livros, saindo sua zona de conforto.

Em outras palavras, aumente sua zona de conhecimento dentro de um ambiente seguro, só assim você se tornará um empreendedor melhor.

Número 7 | Criar Certo

Produto de inicialização pode ser um ponto meio polêmico, mas observe grandes startups de produtos, o principal motivo volta para a questão do dinheiro.

Entenda: eu quero que você obtenha renda o mais rápido possível. Eu quero dinheiro na sua mão o mais rápido possível, e o problema com as empresas é: você gasta um muito dinheiro no início.

De fato, você tem que investir em produtos no inventário e muitas empresas de empreendedores começam a investir muito nisso com baixo capital.

Esses empreendedores tiram dinheiro de suas economias para lançar este produto e, em seguida, eles acabam com todo esse estoque em sua garagem sem podem vender.

Muitas empresas de produtos falham porque escolheram ou criaram o produto errado. Além disso, é muito mais fácil começar em um negócio baseado em serviços, porque você não está investindo nada, exceto o seu tempo. (Fica a dica)

Portanto, foque em um produto que dê certo e não precise de grandes investimentos financeiros, algo que as pessoas querem comprar de você.

Finalmente, essas são as 7 coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa.  Espero ter te ajudado e desejo a você todo o sucesso!

Muito obrigado por ter ficado até aqui,
Abraço.

Pin It on Pinterest