fbpx

10 Mandamentos Para Começar Seu Negócio Próprio do Zero

Share:

“Como iniciar meu próprio negócio do zero, sendo iniciante?” Talvez essa seja uma das perguntas que estão não só na sua mente agora, mas também na da maioria das pessoas.

Antes de mais nada, começar um negócio é algo desafiador e exige mentalidade forte.

Além disso, a falta de capital é geralmente o maior motivo para a desistência de milhares de novos empreendedores.

Pensando em tudo isso, separei nesse artigo os  10 mandamentos para começar seu negócio próprio do zero, fazendo-o funcionar corretamente.

Então, se atente a essas 10 dicas que separei para você:

1. Estabeleça O Tipo de Negócio

Estabeleça O Tipo de Negócio
  • Pinterest

Este ponto é muito importante porque você precisa se relacionar com seus interesses e tendências de negócios de longo prazo.

A maioria das pessoas prefere negócios e seguimentos que estão em alta, porque elas são consideradas diretamente ganhando dinheiro.

Claro, você pode fazer isso, mas ainda precisa prestar atenção aos seus interesses como ator de negócios

Por exemplo, se você gosta de culinária, qual o tipo de negócio que adequado para você? Negócios no ramo alimentício, algo que envolva esse seu interesse.

Porém, vamos com calma. Procure seus interesses mais comuns com um grande número de pessoas. Logicamente, se você gosta de capivaras, não pode basear seu negócio apenas nisso, pois o número de pessoas com o mesmo interesse provavelmente será insignificante. Entendeu?

Além disso, o tipo de negócio que é executado também afeta o nível de sucesso, quanto mais interessado, maior a oportunidade de aumentar ou desenvolver o seu negócio.

2. Faça Uma Boa Pesquisa

Faça Uma Boa Pesquisa
  • Pinterest

Depois de determinar o tipo de negócio, você precisa realizar uma pesquisa de campo. O objetivo desta pesquisa é determinar o nível de concorrência, participação de mercado e potencial de negócios.

A pesquisa realizada não precisa ser tão detalhada, mas o suficiente para se localizar e conhecer o mercado. Então, o que será pesquisado?

  • Comportamento do Consumidor

Você precisa saber como o consumidor se comporta no tipo de negócio em que você escolheu investir. Assim, é necessário ter certeza de que o tipo de negócio tenha muitos entusiastas que tenham bom poder de compra.

Afinal, qualquer negócio que certamente exige consumidores com poder de compra e, quanto maior o número de consumidores, maior o sucesso do seu negócio.

  • Nível de competição

Provavelmente, o tipo de negócio que você deseja iniciar já tem um antecessor que seja um concorrente. 

Por meio de uma pequena pesquisa, você saberá não apenas quantos negócios semelhantes há, mas também a qualidade do produto, a qualidade do serviço, a concorrência de preços e outras informações.

Desse modo, é possível adotar etapas e estratégias para competir com o mesmo negócio. 

3. Estabeleça Sua Visão e Suas Missões

Estabeleça Sua Visão e Suas Missões
  • Pinterest

Por trás de todos os negócios de sucesso, deve haver uma forte visão e fortes missões

Dessa forma, mesmo com o esforço que você iniciará, deve haver uma visão muito bem determinada e missões a serem realizadas.

Construir seu negócio sem uma visão e missões claras, pode, por sua vez, te tornar inconsistente com o objetivo inicial e pode te levar a perder o foco.

Portanto, dedique-se nisso para começar seu negócio próprio do zero. Pois, com a existência de uma visão e missão, você será capaz de se concentrar no seu propósito e, o melhor, alcançá-lo.

4. Prepare o Capital

Prepare o Capital
  • Pinterest

Existem 2 tipos de capital para começar um negócio: o capital também conhecido como “conhecimento” e aquele que conhecemos como “dinheiro”. Então, você precisa se preparar em ambos os tipos.

Quanto capital é necessário? Claro que isso depende do esforço que será iniciado. Afinal, quanto maior o negócio que será construído, maior será o capital necessário posteriormente.

Mesmo os negócios online vão precisar de um investimento em determinado momento, seja ele em conhecimento ou ferramentas e outros pontos necessários.

O dinheiro pode ser obtido de várias maneiras. Por exemplo, pedir emprestado de um banco, procurar investidores, contrair empréstimos de familiares e parentes, ou de poupanças próprias. Enfim, as opções são infinitas. 

No caso do conhecimento, não é diferente, principalmente com todos os meios de pesquisa e com a infinidade de conteúdo disponível, até mesmo de forma gratuita.

5. Prepare Todas As Necessidades

Prepare Todas As Necessidades
  • Pinterest

Todo novo negócio precisa de uma preparação séria, porque sem preparação um negócio pode funcionar sem direção e falha. 

Esta preparação inclui prontidão do produto, prontidão da ferramenta, marketing e outros. 

Além disso, a preparação de si mesmo também deve ser considerada porque você é uma pessoa que se torna um ator importante na administração do negócio.

6. Comece

Comece
  • Pinterest

Ok, você fez todos os pontos acima e está pronto para lançar o seu negócio. Agora é a hora de você começar a abrir o negócio próprio para o público em geral.

Mas entenda: ao abrir um negócio pela primeira vez, muitos resultados não serão como suas expectativas. Isso acontece porque sua empresa não é amplamente conhecida ou os consumidores não confiam em seus negócios.

Isso geralmente acontece, então não precisa ser desencorajado imediatamente. Haverá momentos em que os consumidores começarão a chegar e confiarão em seus negócios.

O importante é que você não demore a abrir um negócio e não se desespere imediatamente quando nada der certo.

7. Torne-se Único

Torne-se Único
  • Pinterest

Iniciar um bom negócio não é apenas quando você o configura, mas também quando o executa. 

Uma maneira de administrar um bom negócio é ser único no meio da competição de negócios.

Tudo bem para o mesmo tipo de negócio, mas o negócio que você executa deve parecer único em comparação com empresas semelhantes. 

Procure se destacar em nome, visual, qualidade de atendimento e produto, inovação… As ideias e aspectos são infinitos, seja criativo!

8. Promova Seu Negócio Periodicamente

Promova Seu Negócio Periodicamente
  • Pinterest

Qualquer que seja o tipo de negócio que é pioneiro deve exigir um bom marketing para ter sucesso e sobreviver na competição. 

A forma de promoção deve ser escolhida de acordo com o tipo de negócio, onde a princípio pode precisar de tentativa e erro.

9. Continue a Monitorar o Mercado e Estudar

Continue a Monitorar o Mercado e Estudar
  • Pinterest

As mudanças de mercado ocorrem sempre em todos os tipos de negócios. Se você quiser permanecer em um negócio, você deve sempre monitorar a evolução do mercado.

Além disso, empreendedores também precisam estar dispostos a aprender a seguir as mudanças que ocorrem. 

Por exemplo, se no passado não havia marketing digital, os empreendedores de hoje devem ter uma compreensão da base do marketing na internet para sobreviver e avançar.

10. Treine a Mentalidade de Negócios

Treine a Mentalidade de Negócios
  • Pinterest

Ter uma mentalidade forte é um capital muito importante para começar um negócio e sobreviver na competição

Todos os tipos de empresas certamente terão momentos difíceis, somente aqueles com forte mentalidade poderão permanecer no meio da competição.

Aliás, quando você procura informações sobre como iniciar um novo negócio, é preciso se perguntar primeiro: está pronto para os desafios que serão enfrentados? 

Entenda que começar um negócio do zero não é uma tarefa fácil, requer sacrifício de dinheiro, energia e mente, e não em pouco tempo.

Enfim, esses são os 10 mandamentos para começar seu negócio próprio do zero ao sucesso.

Ademais, as dicas acima abrangem a criação de um negócio próprio de maneira geral. Uma discussão mais aprofundada é, certamente, de acordo com o tipo de negócio que você está executando.

Portanto, esteja preparado para todos os desafios que irá enfrentar e conte conosco!

Espero ter te ajudado e agradeço muito por ter ficado até aqui.

Abraço.

Pin It on Pinterest